Sim! Descubra porque fazer sexo é bom para a saúde, conhecendo os benefícios físicos e psicológicos que praticar essa atividade regularmente podem trazer para a sua vida.
Afinal, fazer sexo é bom para a saúde? Antes de mais nada, o sexo é uma atividade recreativa que pode trazer muito prazer e satisfação para quem pratica. Só isso já é uma melhora na qualidade de vida. E sim, pode fazer bem para a saúde.
Saiba exatamente quais são esses benefícios e aproveite para apimentar a sua relação.
Fazer sexo é bom para a saúde
O principal motivo pelo qual as pessoas fazem sexo é o prazer. Não tem como negar que a diversão e o amor são os principais motivadores dessa atividade. E tudo bem, porque ter uma vida prazerosa – com moderação, é claro – proporciona uma melhor qualidade de vida.
Mas não é só isso. No caso das relações sexuais, os benefícios de ter uma atividade regular vão muito além, porque fazer sexo é bom para a saúde. Com efeitos positivos para o corpo e para a mente, essa é uma maneira muito divertida de se manter saudável, não é mesmo?
Não precisa se preocupar muito com quantas vezes você faz – é possível tirar proveito com atividade diária ou até mesmo semanal. Frequências menores são menos impactantes para a saúde, mas também podem trazer algum benefício, principalmente psicológico.
No entanto, para alguns efeitos pode ser necessário ter uma frequência mais alta, de pelo menos uma vez por semana ou até quase diária. Muitos desses benefícios, também, dependem de que se atinja o orgasmo, clímax da relação sexual que provoca satisfação e relaxamento, entre outras coisas.
Benefícios físicos
Fazer sexo pode proteger o coração. Isso porque ele pode ser considerado como um exercício físico de intensidade leve a moderada, que leva a um aumento pontual do trabalho cardíaco e da pressão arterial. Essas alterações têm um efeito protetor para o coração, dependendo da frequência, intensidade e duração da atividade.
Além de proteger o coração, o sexo reduz a pressão arterial no repouso. No entanto, tenha cuidado: se houver problemas cardíacos, é preciso consultar um médico para ter mais segurança na prática.
O sexo também queima calorias e fortalece os músculos. Pode ser possível queimar entre 100 a 300 calorias em uma relação – dependendo, é claro, da “animação” do casal. Para fortalecer os músculos, também é preciso inovar nas posições. A maior parte delas ajuda a tonificar coxas, torso e abdômen.
É, também, possível trabalhar os músculos da vagina e da pelve, com os movimentos e principalmente com o orgasmo, que provoca contrações involuntárias nessa musculatura.
Mas não é só isso. Durante o sexo ocorre, também, a liberação de substâncias como a endorfina e a ocitocina, principalmente com o orgasmo. Essas substâncias têm um efeito analgésico, diminuindo a dor. Tem jeito melhor de curar uma dor de cabeça?
Como se não bastassem esses benefícios, existem estudos que sugerem que fazer sexo com uma frequência razoável, como uma a duas vezes na semana, pode fortalecer as defesas do nosso organismo.
Não se sabe se esse efeito é resultado de fazer sexo, ou de se sentir mais feliz e satisfeito com a vida. Tudo bem, porque o que importa é que fazer sexo é bom para a saúde, não é mesmo?
Benefícios psicológicos
Um dos benefícios mais conhecidos e intuitivos do sexo é que ele alivia o a tensão. E, de fato, fazer sexo libera substâncias que diminuem os efeitos do estresse e o nível de ansiedade.
Outro benefício psicológico de fazer sexo é o aumento da autoestima. Esse aspecto tem um efeito dominó, porque com a autoestima lá em cima, a gente tende a se cuidar mais do ponto de vista físico e psicológico também.
Com mais disposição e animação, é possível, inclusive, aumentar o nível de atividade física, trazendo ainda mais benefícios. Além disso, ficamos mais otimistas, e esse ponto de vista positivo sobre a vida proporciona muitos benefícios no dia a dia.
Ainda tem mais
Só isso já seria bom demais, mas os benefícios não param por aí. A ocitocina, liberada durante o orgasmo, melhora a sensação de conexão com seu par. Por isso é que é tão gostoso ficar abraçadinho depois da transa.
É claro que esses efeitos psicológicos do sexo dependem da relação de companheirismo e de cumplicidade entre os parceiros. Quanto mais à vontade um estiver com o outro e com o próprio corpo, maiores as chances de se conseguir esses benefícios. A sintonia no sexo pode ser um elemento chave para um relacionamento saudável.
Fazer sexo pode, ainda, melhorar a qualidade do sono, também um efeito da liberação de substâncias no cérebro. Esse efeito pode ser duradouro, e não se restringe ao dia em que se pratica o sexo.
Por fim, sexo é só começar: quanto mais sexo a pessoa faz, mais ela consegue preparar o próprio corpo para o prazer e mais desejo e vontade de fazer sexo ela tem. Com isso, melhora, por exemplo, a lubrificação da vagina ou a quantidade de espermatozoides saudáveis.
Dessa forma, praticar sexo regularmente – dentro dos limites saudáveis, que não sejam viciantes demais – aumenta os benefícios da atividade.
Que tal apimentar a relação?
Agora que você já sabe como fazer sexo é bom para a saúde, que tal explorar a loja Diversão & Amor Sex Shop para conhecer possibilidades de aumentar ainda mais o seu prazer?
A vontade de experimentar coisas novas é um atrativo a mais que pode estimular você e seu par a fazer mais sexo e obter todos os benefícios dessa atividade.
Aproveite e conte para a gente: que benefício da atividade sexual é mais interessante para você? Já experimentou algum desses benefícios na pele?
Deixe seu comentário aqui ou envie uma mensagem nas nossas redes sociais. Estamos no Instagram e também no Facebook. Se não quiser perder nada que acontece no nosso blog, assine nossa newsletter e receba as novidades.
1 comentário