Significado de sexualidade

Qual é o significado de sexualidade?

20 de dezembro de 2020

Entender o significado de sexualidade é um passo importante para viver a vida de forma mais leve e divertida, aceitando-se e amando-se acima de tudo.

O significado de sexualidade vai muito além do sexo físico ou do ato de ter relações sexuais. Envolve uma gama de características da personalidade de cada ser humano, suas necessidades básicas e desejos. Assim, viver uma sexualidade livre de tabus é um pré-requisito para ter uma vida leve e divertida.

Por isso, vamos abordar aqui os principais conceitos relacionados à sexualidade humana. Afinal, com informação tudo é mais gostoso, não é mesmo?

O significado de sexualidade

Todos nós experimentamos uma sexualidade, desde que nascemos até o resto das nossas vidas. Essa sexualidade é composta por elementos físicos, como o nosso sexo biológico, elementos sociais, como as interações e relações afetivas que estabelecemos com outras pessoas, e elementos psicológicos, que são a nossa interpretação mental de tudo isso. 

Por isso o significado de sexualidade é tão amplo e abarca sentimentos, atração, identidade de gênero, expressão de gênero, prazer, visão de mundo, cultura, e relacionamentos afetivos e sexuais. É uma parte muito importante da nossa saúde física e mental. 

Por esse motivo, também, existe uma diversidade de sexualidades, com diferentes tipos e, além disso, a nossa sexualidade pode mudar ao longo da nossa vida. Não existe, aqui, certo ou errado e sim aquilo que faz a pessoa se sentir bem com ela mesma. Descobrir e entender a própria sexualidade pode ser uma experiência muito positiva e divertida.  

Gênero

O gênero pode interagir com o sexo, mas é algo diferente. O sexo diz respeito a características fisiológicas de pessoas do sexo feminino, pessoas do sexo masculino e pessoas intersexo, tais como cromossomos, hormônios e órgãos reprodutivos. Já o gênero é um conceito construído socialmente, de acordo com os papeis atribuídos a meninas e meninos e a mulheres e homens na sociedade.

A identidade de gênero, por outro lado, tem a ver com como uma pessoa se identifica no mundo. Essa identificação pode corresponder ou não à fisiologia da pessoa ou ao sexo que foi designado a ela ao nascer. Assim, temos pessoas que foram consideradas do sexo masculino ao nascer, mas se sentem como mulheres – um exemplo famoso no Brasil é a cartunista Laerte. 

Pessoas que se identificam com o mesmo gênero que foi atribuído a elas ao nascer, de acordo com as características sexuais consideradas congruentes com esse gênero, são chamadas cisgênero. De forma análoga, as pessoas que se identificam com um gênero diferente do que foi atribuído a elas ao nascer são chamadas transgênero

Orientação sexual

A orientação sexual é uma parte muito importante da sexualidade e diz respeito a por quem uma pessoa se sente atraída de forma romântica ou sexual. Existe uma diversidade de possibilidades em relação a esse aspecto. A atração romântica, por exemplo, pode ou não envolver também atração sexual, e existem pessoas que não sentem atração romântica ou sexual por ninguém. 

Assim, existe uma enorme variação de orientações sexuais. Nós vamos mencionar aqui apenas algumas das mais comuns, que são denominações mais genéricas que englobam uma variedade de manifestações:

  • Heterossexualidade: quando pessoas são atraídas por outras do sexo oposto, como mulheres que sentem atração por homens e vice-versa;
  • Homossexualidade: quando pessoas são atraídas por outras do mesmo sexo, como mulheres que sentem atração por mulheres (comumente chamadas lésbicas) e homens que sentem atração por homens (comumente chamados gays, embora esse termo seja também usado por mulheres que se identificam como lésbicas);
  • Bissexualidade: quando pessoas são atraídas tanto por homens como por mulheres. Existem diferentes espectros de bissexualidade, e algumas pessoas têm uma preferência por um dos sexos embora se sintam atraídas por ambos. Por isso esse é um termo genérico, mas existem muitas diferenças em como a bissexualidade pode se manifestar;
  • Pansexualidade: quando pessoas são atraídas por outras pessoas independentemente do seu sexo ou identidade de gênero;
  • Assexualidade: quando uma pessoa experimenta pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas. Esse termo também abarca uma variedade de manifestações diferentes, como a demissexualidade, que diz respeito à atração sexual apenas quando existe uma ligação emocional forte com alguém.

Agora que você já entende os principais conceitos sobre o significado de sexualidade, vamos continuar refletindo sobre o assunto e entender quais são os desafios para viver uma sexualidade leve e divertida?

Desafios para viver a sexualidade

Para viver uma sexualidade livre é preciso lutar contra as amarras dos tabus e da discriminação. Muitos países já contam inclusive com leis que protegem as pessoas de sofrer discriminação por motivos relacionados à sexualidade. No Brasil, falta legislação que proteja a população e que assegure os mesmos direitos a todos, independente da sua identidade de gênero ou orientação sexual. 

Existem, também, desigualdades em termos de papel social dos diferentes gêneros. Dessa forma, na nossa sociedade, mulheres tendem a sofrer maior discriminação e a enfrentar mais problemas. Mas normas rígidas de gênero podem prejudicar também os homens, que se veem obrigados a agir de acordo com noções de masculinidade exageradas que podem encorajá-los a ter comportamentos de risco.   

Assim, refletir sobre o significado da sexualidade e sobre os desafios de vivê-la de forma plena na sociedade em que nos encontramos é um recurso que pode ajudar a vencer esses obstáculos. É importante compreender que todas as pessoas são iguais e têm os mesmos direitos, independente das manifestações da sua sexualidade. 

Sexualidade e relacionamentos

Entender o significado de sexualidade é um passo importante para ter relacionamentos mais saudáveis. Por isso, se conhecer, saber do que você gosta e do que não gosta é primordial para ter satisfação, seja sozinha ou com seu par. 

Se você não se sente sexualmente atraída por outras pessoas nesta fase da sua vida, mas sente desejo sexual, pode aproveitar momentos deliciosos a sós, com produtos de sex shop, por exemplo. Uma dica bem legal é escolher a sua cena de sexo preferida e se divertir com um vibrador.

Já se você se sente sexualmente atraída por outras pessoas, pode ir além e ter momentos deliciosos a dois, que vão fazer com que você viva a sua sexualidade de forma mais plena.  Que tal conferir as nossas dicas quentes para ter um relacionamento saudável?

Continue navegando pelo Blog Diversão & Amor para mais dicas sobre como apimentar a sua vida sexual e trazer mais diversão para a sua vida.

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

1 comentário

    Deixe o seu comentário