demissexual

Você sabe o que é demissexual?

10 de janeiro de 2021

Demissexual é uma definição que faz parte do espectro da assexualidade, mas o que exatamente isso quer dizer?

Você já ouviu falar no termo demissexual? Ele é uma definição para alguém que sente atração sexual por outra pessoa somente quando existe uma conexão com essa pessoa. Isso não quer dizer que o indivíduo demissexual é incapaz de sentir tesão. Mas a libido será direcionada para alguém somente quando houver, primeiro, um vínculo afetivo, psicológico ou intelectual.

Nós já abordamos aqui o significado de sexualidade e como a vivência sexual pode ser complexa e fluida. Agora, vamos nos aprofundar mais em um dos tópicos importantes para entender as diferentes orientações sexuais, abordando o espectro da assexualidade. Por isso, continue lendo esse texto para entender melhor o que tudo isso significa.

Demissexual é assexual?

Para responder a essa pergunta, é preciso entender que podemos pensar na sexualidade como um espectro. Em um dos extremos estão as pessoas alossexuais, que são passíveis de sentir atração sexual por qualquer pessoa. Nesse caso, a atração sexual é motivada por características físicas do outro indivíduo. São pessoas que podem sentir atração simplesmente ao olhar para alguém, como uma pessoa bonita em uma festa ou a foto de uma celebridade. 

No outro extremo do espectro estão as pessoas assexuais. Esses são indivíduos que sentem pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas ou que não se interessam por sexo. Entre um extremo e outro, existe o que se chama de uma área cinza, onde se encontram pessoas que não se encaixam completamente nem na definição de alossexual nem na definição estrita de assexual. 

É aí que se encontram os demissexuais. Uma pessoa demissexual não sente atração sexual por outras pessoas apenas porque essas pessoas são bonitas ou têm alguma característica física agradável. Para que ocorra a atração sexual, é preciso que aconteça, primeiro, o estabelecimento de um vínculo, uma conexão. De um modo geral, os demissexuais são considerados como assexuais no espectro.  

Como é a conexão com outra pessoa?

O vínculo que se estabelece entre uma pessoa demissexual e outra pessoa e que precede a atração sexual pode ser de diferentes tipos. Pode ser um vínculo emocional construído ao longo de muito tempo, por exemplo. De fato, é comum que pessoas demissexuais se apaixonem por amigos íntimos. 

Mas é possível, também, que o vínculo seja construído rapidamente, a partir de um encontro em que tudo flua de maneira muito sintonizada entre as duas pessoas. O que importa é que a pessoa demissexual se sinta conectada com a outra pessoa em um plano que não é estritamente físico. 

É importante ressaltar aqui que a pessoa demissexual pode ser também heterossexual, homossexual, bissexual, entre outras orientações possíveis. Não existe uma restrição nesse sentido. Pessoas de todas as identidades sexuais e de todas as orientações sexuais podem se enxergar na definição de demissexual.  

Demissexualidade também não é a mesma coisa que sapiossexualidade, que significa interesse sexual motivado por características intelectuais de outras pessoas. No caso do demissexual, o vínculo pode ser intelectual, mas não precisa, necessariamente, ser desse tipo. 

Todo mundo que faz sexo com envolvimento romântico é demissexual?

Não. Cabe notar que a demissexualidade não é uma opção sexual e sim uma orientação sexual. Por que é importante fazer essa distinção? Porque uma pessoa pode sentir atração por outras pessoas e decidir não fazer sexo com elas a não ser que esteja em uma relação romântica. Isso pode acontecer com um alossexual, é uma questão de escolher se deseja consumar um desejo ou não. Essa decisão pode ser feita levando-se em consideração uma série de fatores.  

É diferente do que acontece com o indivíduo demissexual. Nesse caso, a pessoa não chega a sentir atração sexual por outra pessoa se não houver o envolvimento. Ela não escolhe não fazer sexo com outra pessoa: ao contrário, ela simplesmente não sente nenhuma vontade de fazer. E, quando tenta fazer sem ter esse desejo, muitas vezes a experiência é ruim. 

Demissexuais são todos iguais?

Dentro da categoria de pessoas que se identificam como demissexuais existe uma diversidade de maneiras de viver e sentir essa orientação sexual. Para algumas pessoas é tão difícil encontrar alguém com quem se estabeleça um vínculo significativo que elas chegam a se interessar por apenas uma pessoa a vida inteira. Por outro lado, existem pessoas que se sentem atraídas por outros com frequência parecida com a de uma pessoa alossexual.

O que define uma pessoa como demissexual não é, portanto, a frequência com que ela se interessa por outras pessoas, mas sim a forma como isso ocorre. No caso da pessoa demissexual, o apego vem primeiro e a pegação, depois. Isso quer dizer que as pessoas demissexuais não sentem tesão? Bom, esse é mais um aspecto em que existe variabilidade entre as diferentes pessoas que se definem como demissexuais. Veja mais a seguir.  

Demissexuais se masturbam?

Da mesma forma que acontece com pessoas alossexuais, as pessoas demissexuais têm níveis variados de libido. Algumas pessoas se interessam bastante por sexo e gostam de se masturbar, enquanto outras pessoas têm um interesse menor e não têm o hábito de se masturbar.

No caso de pessoas que sentem tesão e se masturbam, mesmo assim elas não sentem vontade de ficar com outras pessoas apenas pelo sexo, sem que exista um vínculo afetivo, psicológico ou intelectual. Elas não vão projetar seus desejos em outras pessoas se não houver essa conexão. 

O rótulo “demissexual” é útil?

Talvez você esteja se perguntando qual a utilidade de tantos rótulos para falar sobre a sexualidade. Bem, as pessoas que não se encaixam nos comportamentos apresentados pela maioria podem enfrentar dificuldades ao longo da vida. Muitas vezes, podem acreditar que existe algo de errado com elas por não terem o mesmo comportamento e desejos de seus colegas, amigos e familiares.

Dessa forma, o rótulo ajuda as pessoas a se reconhecerem como parte de um grupo e a perceberem que não tem nada de errado com o seu jeito de ser. É, também, uma forma de lutar por mais representatividade e aceitação na sociedade. É o que faz, por exemplo, o coletivo ABRACE no caso das expressões da assexualidade. De acordo com a cartilha informativa do coletivo, assexualidade é “ausência total, parcial, condicional ou circunstancial de atração sexual, toda identidade em que o sexo não é o referencial primário do desejo e da atração voltados para um relacionamento íntimo por outra pessoa”. 

Agora que você já sabe o que é demissexual, pode continuar navegando pelo Blog Diversão & Amor para conhecer mais sobre as diferentes formas de manifestação da sexualidade e se abrir para esse universo de possibilidades do existir sexual.

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

Deixe o primeiro comentário