Autocuidado é sobre se preservar, se amar e se divertir, e a masturbação tem tudo a ver com isso – entenda melhor no texto abaixo.
Se o autocuidado não é uma prioridade na sua vida, pare tudo agora mesmo. Reveja os seus conceitos. Poucas coisas são mais importantes do que cuidar de si mesma. E o que a masturbação tem a ver com isso? Dependendo de como ela é praticada, é uma excelente oportunidade para dar aquela atenção toda especial para seu próprio corpo e para a sua mente.
O auto prazer, assim como o sexo, faz bem para a saúde. Libera substâncias que aliviam o estresse e promovem o bem-estar físico e psicológico. Além disso, essa é uma excelente oportunidade para criar pequenos rituais que intensifiquem o seu contato consigo mesma. Por isso, continue lendo este texto e entenda por que a masturbação é, sim, uma forma de autocuidado.
Não deve ser um tabu
Nós sabemos que, para as mulheres, a masturbação nem sempre é um assunto tão natural como para os homens. Muitas vezes, elas não se sentem à vontade para falar sobre isso nem mesmo em grupos de amigas. Mas é importante trazer esse tema à tona. Essa é uma forma de autocuidado muito prazerosa e só existem bons motivos para praticá-la. Portanto, você não precisa se sentir constrangida por adotar esse hábito – muito pelo contrário. Abrace-o totalmente.
É importante notar, também, que a masturbação é algo que pode fazer parte tanto da vida de mulheres solteiras como da vida de mulheres acompanhadas. Ela não substitui, de forma nenhuma, a relação com seu par. Ao contrário, ela faz parte da sua relação consigo mesma. Por isso, se masturbar não significa que você não está satisfeita com a sua vida sexual. Você pode – e deve – praticar mesmo que tenha uma vida sexual ativa com outra(s) pessoa(s).
É um tempo dedicado exclusivamente a si mesma
É comum que as mulheres estejam o tempo todo preocupadas com outras pessoas, seja no trabalho ou na vida pessoal. No sexo, não é diferente. As mulheres são ensinadas, desde sempre, a fazer de tudo para agradar ao par na cama. Essa preocupação com o prazer do outro é muito legal quando estamos com alguém. Mas é importante aprender a se preocupar com o próprio prazer também.
A masturbação é um momento em que você pode se dedicar exclusivamente às suas próprias sensações e percepções, desfrutando de tudo calmamente. Sem pressa, sem pensar em mais nada. É um tempo somente seu.
Melhora a qualidade do sono
Principalmente depois que ocorre o orgasmo, uma série de substâncias entram em ação e promovem o relaxamento. Por isso, muitas pessoas gostam de se masturbar antes de dormir. E elas têm razão, pois esse estado de ânimo pode ajudar a pegar no sono e ter uma noite mais reparadora. Tem jeito mais agradável de tentar combater a insônia?
Permite prestar atenção em si própria
Você pode se dedicar totalmente a prestar atenção plena em si mesma durante a masturbação. Esteja completamente presente. É possível ter a ajuda de artifícios que facilitem a atenção plena, como colocar uma música ambiente e fazer um pouco de meditação antes de começar. Assim, você aproveitará ao máximo esse momento para limpar a mente. Esses cuidados favorecem o relaxamento e o bem-estar que vêm depois.
Melhora seu autoconhecimento
Ninguém melhor do que você mesma para explorar seus desejos e suas vontades. Você pode experimentar o que quiser, pode tocar seu corpo onde lhe apetecer e na velocidade e intensidade que for mais conveniente. Tente diferentes formas de toque e inove nas zonas erógenas. Use uma lingerie sexy. Tire fotos de si no espelho ou selfies. São muitas as oportunidades para você se conhecer melhor. E, quanto melhor você se conhecer, mais autoconfiante vai se sentir em qualquer situação.
É uma prática segura
Nem sempre é seguro encontrar um possível par para atividades sexuais. A pandemia do novo coronavírus tornou essa tarefa um pouco mais difícil. Mas a masturbação está sempre disponível para o prazer feminino. Ela é muito segura. Apenas tome cuidado para não utilizar objetos inapropriados, como alimentos ou objetos pontiagudos. É sempre melhor usar as próprias mãos ou produtos eróticos específicos para esse uso.
Exercita a musculatura pélvica
A masturbação é uma atividade que trabalha a musculatura do assoalho pélvico. Principalmente durante o orgasmo, ocorrem espasmos na região genial, com contrações ritmadas que fortalecem os músculos dessa área. Trabalhar essa musculatura é muito importante.
Uma forma interessante de fazer esse trabalho é por meio do pompoarismo. Podem ser usadas bolinhas de pompoar para essa prática. Esses exercícios melhoram a percepção da mulher sobre a sua região íntima e o controle da musculatura local. Isso pode favorecer orgasmos ainda mais prazerosos e intensos. Assim, é possível adicionar essa atividade à rotina de autocuidado, como um complemento à masturbação.
É um ato de autoamor
Dedicar nem que seja apenas alguns minutos do seu dia para explorar seu próprio corpo, prestar atenção plena nas suas sensações e percepções e desfrutar do prazer que isso proporciona é um ato de autoamor. E a primeira pessoa que merece o seu amor é você mesma. Claro que não precisa ser só uma vez por dia – nada impede que você se ame duas ou até três vezes, já que as mulheres podem ter orgasmos múltiplos se continuarem com os estímulos.
É divertido
Seu corpo é como um parque de diversões privativo. Você tem a capacidade de sentir desejo, de se sentir excitada e de ter prazer enquanto se toca de diferentes maneiras. O céu é o limite para o quanto você pode se divertir nesses momentos. Você não precisa ir direto ao orgasmo, por exemplo. Pode brincar de retardá-lo e parar quando estiver chegando quase lá. Então, você pode começar tudo de novo e deixar seu corpo ser completamente dominado pelo tesão.
Você pode trazer mais diversão e amor para a sua vida
Agora que você já entende a masturbação como uma forma de autocuidado, que tal continuar trazendo mais diversão e amor para a sua vida? Continue navegando pelo nosso Blog para mais dicas sobre sexo e sexualidade. Deixe a sua imaginação viajar e buscar cada vez mais possibilidades para viver o prazer de forma plena, leve e satisfatória.