A pansexualidade está envolta por mal-entendidos quanto ao que realmente significa, mas é muito simples: é uma orientação sexual segundo a qual o gênero não é o principal fator de atração.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a pansexualidade. A sexualidade humana é complexa e essa é uma das definições mais recentes, que surgiu para tentar dar conta de uma orientação sexual que sempre existiu. A definição do que é ser pansexual vem, assim, preencher uma lacuna deixada pelas definições que existiam até então, como a bissexualidade.
De forma bem direta, podemos dizer que a pessoa pansexual sente atração por pessoas de todos os gêneros que existem. A atração é independente do gênero. Para entender melhor, precisamos abordar a questão das definições de gênero. Confira a seguir.
Definição de pansexualidade
Pan vem do grego e quer dizer “todos”. Dessa forma, a pansexualidade significa ter uma sexualidade voltada para todos. No caso, todos os gêneros que existem. Na verdade, a pessoa que se define como pansexual sente atração sexual por indivíduos independentemente do seu gênero.
A definição de pansexualidade é similar à definição de bissexualidade. No entanto, no caso da bissexualidade, essa definição está mais associada ao fato de existir a atração por mais de um gênero. Pessoas que sentem atração pelos gêneros masculino e feminino se definem, muitas vezes, como bissexuais.
Ao passo que pessoas que transcendem a questão do feminino e do masculino para abarcar outros gêneros, como os andróginos, tendem a se definir como pansexuais. É como se, nesse caso, o gênero não importasse – o que importa, de verdade, são as outras características que definem a pessoa.
Para entender melhor, vamos esclarecer as definições de gênero a seguir.
Definições de gênero
As definições de gênero dependem do gênero que foi designado para a pessoa no nascimento e também do gênero com o qual o indivíduo se identifica conforme se desenvolve e se reconhece no mundo. Em linhas gerais, podemos falar nas seguintes definições de gênero:
- Mulher cisgênero ou, simplesmente, cis: ao nascer, foi atribuído a ela o gênero feminino e ela se identifica como mulher ao longo do desenvolvimento;
- Homem cisgênero ou, simplesmente, cis: ao nascer, foi atribuído a ele o gênero masculino e ele se identifica como homem ao longo do desenvolvimento;
- Mulher transgênero ou, simplesmente, trans: ao nascer, foi atribuído o gênero masculino ao indivíduo, mas se identifica como mulher ao longo do desenvolvimento, tendo uma identidade de gênero feminina;
- Homem transgênero ou, simplesmente, trans: ao nascer, foi atribuído o gênero feminino ao indivíduo, mas se identifica como homem ao longo do desenvolvimento, tendo uma identidade de gênero masculina;
- Pessoa não-binária: pessoa cuja identificação de gênero não se limita aos gêneros masculino ou feminino;
- Pessoa Intersexo: indivíduo que tem uma anatomia do aparelho genital ou uma formação cromossômica que não se encaixa totalmente na definição de masculino ou feminino;
- Pessoa andrógina: alguém que tem características físicas que fazem com que se pareça com o gênero masculino e com o feminino ao mesmo tempo.
Cabe lembrar que essas definições são simplificadas e podem se desdobrar em outras definições.
Esclarecimentos sobre a pansexualidade
A pansexualidade significa, simplesmente, que o gênero não determina a atração sexual por uma pessoa. Assim, pessoas pansexuais sentem atração pelo indivíduo, sem se importar se ele se parece com um homem ou com uma mulher. O motivo da atração é outro. Apesar dessa definição, existem algumas incompreensões sobre isso. Vejamos a seguir.
Pansexuais não sentem atração por tudo
É comum pensar, até pelo significado de “pan”, que pansexuais sentem atração por tudo que existe, como plantas e objetos. Não é verdade. Pansexuais sentem atração apenas por pessoas capazes de dar seu consentimento para uma relação. Então, é importante não confundir isso.
Pansexuais não são confusos
Pansexuais têm uma orientação muito clara para indivíduos, independentemente do seu gênero. Isso não é uma confusão ou uma dificuldade de decidir por um gênero ou outro. Muito pelo contrário: o gênero simplesmente não é tão considerado como fator que determina a atração.
Pansexuais não são promíscuos
É um erro pensar que pessoas pansexuais não são capazes de ter relacionamentos monogâmicos, ou, ainda, que elas sentem atração por todo mundo o tempo todo. A pansexualidade diz respeito a uma orientação apenas, não a um comportamento sexual. Podem existir pessoas pansexuais que são monogâmicas ou que têm relacionamentos abertos. No entanto, isso nada tem a ver com a sua orientação sexual.
Não é verdade, também, que pessoas pansexuais estão sempre abertas para ter relações sexuais e experiências com mais de um parceiro. A abertura para relacionamentos é individual e depende de muitos fatores, mas a orientação sexual não determina isso.
Orientação sexual é diferente de orientação romântica
Orientação sexual tem a ver com a atração sexual e a orientação romântica tem a ver com a vontade de se relacionar romanticamente com alguém. E não: sexo e amor não caminham necessariamente juntos. É possível que uma pessoa com orientação pansexual, por exemplo, tenha vontade de ter romance apenas com um gênero específico.
Ou, ainda, é possível que alguém tenha uma orientação sexual mais restrita, como heterossexual ou homossexual, mas tenha uma orientação romântica mais ampla, sentindo vontade de se relacionar romanticamente com outros gêneros.
Muitas vezes, no entanto, a orientação sexual e a orientação romântica podem, também, caminhar juntas. É importante, apenas, compreender que se tratam de coisas diferentes.
Entender para aceitar
Pessoas que fogem do padrão sofrem julgamento e preconceitos. Isso pode acontecer, em parte, pela falta de informação. Por isso, é importante entender diferentes formas de viver a sexualidade humana, como a pansexualidade. Assim, será possível conviver sem ter pressupostos errôneos sobre a pessoa apenas pela sua orientação sexual.
Continue navegando
Agora que você já entendeu o que é pansexualidade e quais são os principais preconceitos em relação a essa orientação sexual, que tal continuar navegando pelo nosso site? Na nossa linha editorial Curiosidades, nós falamos mais sobre o significado de sexualidade e abordamos temas como a bissexualidade e a demissexualidade. Vamos desconstruir os tabus sobre sexualidade com a gente?