casamento-sem-sexo

Casamento sem sexo: como resolver

16 de abril de 2021

O casamento sem sexo pode ter origem em problemas físicos, psicológicos ou de relacionamento – se for esse o caso, é importante investigar as causas e pensar em formas de resolver, reacendendo a chama da paixão. 

Um casamento sem sexo pode ser algo normal para um determinado casal, por exemplo, no caso de casais assexuais. No entanto, para a maioria das pessoas, ele pode levar a problemas no relacionamento. Tudo depende de como o casal lida com a atividade sexual e qual é o nível de desejo de ambos. Depende, também, de o casamento sem sexo ser uma decisão conjunta ou algo que aconteceu em algum ponto do relacionamento, com causas diversas.

Independentemente do que causou a situação, saiba que é possível resolver. Algumas atitudes podem ser suficientes para reacender a chama na relação e acabar com essa história de casamento sem sexo. Elas incluem buscar ajuda externa, ter um bom diálogo com seu par e tomar iniciativas para inovar na cama. Se o seu desejo continua vivo, confira as dicas da Diversão & Amor para voltar a ter prazer com seu par.   

O que é um casamento sem sexo

Afinal, o que exatamente é um casamento sem sexo? Esse conceito pode variar de pessoa para pessoa, mesmo quando falamos sobre especialistas. Em primeiro lugar, existem casamentos sem sexo que são dessa forma por decisão dos dois cônjuges, desde o início. É o caso, por exemplo, de casais assexuais, mas que têm vontade de ter uma relação romântica com alguém. Nesses casos, o casamento sem sexo não é um problema.

No entanto, na maior parte das vezes o relacionamento começa com uma vida sexual ativa e, com o passar do tempo, pode acontecer uma diminuição na atividade sexual. Isso é cada vez mais comum em casamentos. Alguns especialistas consideram que se pode falar em casamento sem sexo quando a frequência de relações sexuais é menor do que uma vez por mês. Apesar disso, não existe consenso. 

Há casais que ficam meses sem sexo e isso acaba com o relacionamento. Para outros, é possível ficar anos em um casamento se sexo e o relacionamento sobrevive. O casamento sem sexo é uma situação problemática principalmente em duas situações: quando um dos parceiros que ter mais sexo e o outro tem vontade e quando a falta de sexo reflete outros problemas do relacionamento.     

Causas para um casamento sem sexo

Para resolver o problema de um casamento sem sexo é importante conhecer as suas causas. Um dos motivos mais frequentes para a diminuição das relações sexuais é a falta de libido de um ou dos dois parceiros. Ela pode ter origem em razões físicas, como problemas hormonais, ou em razões psicológicas, como brigas conjugais e preocupações.

Além disso, problemas de saúde como ansiedade, depressão, falta de sono, anemia, infecções, endometriose, entre outros, podem levar à diminuição da disposição para fazer sexo. 

Por fim, existem, também, problemas de natureza psicológica mais complexos que podem estar associados à diminuição da frequência de relações sexuais em um casamento. É o caso quando ocorrem mudanças no corpo. Pode ser devido à gravidez ou menopausa, por exemplo, no caso das mulheres. No caso dos homens, pode ocorrer uma diminuição do vigor físico com a idade. De qualquer forma, essas alterações podem levar à vergonha do próprio corpo e diminuição da autoestima, afetando negativamente a predisposição para relações sexuais.

É o caso, também, quando existem problemas no relacionamento. O amor pode ter acabado ou um dos cônjuges pode ter relações extraconjugais. Nessas situações, é comum que a frequência de sexo diminua no casamento.   

Como resolver?

Se existe a vontade de resolver a situação em um casamento sem sexo, nem tudo está perdido. É possível virar o jogo e retomar o fogo da paixão do começo do relacionamento, desde que ambos estejam dispostos a trabalhar por isso. 

No entanto, é preciso que um dos dois tome a iniciativa e traga o assunto para a mesa – ou melhor, para a cama. Confira nossas dicas para acabar de uma vez por todas com o casamento sem sexo nos tópicos a seguir.

Procurar terapia

Uma terapia de casal pode ser muito bacana para resolver possíveis questões de relacionamento. Esse momento serve como uma oportunidade para que, com a ajuda externa, cada um consiga enxergar a questão pelo ponto de vista do outro. Essa mediação pode ser fundamental para que ambos se reconectem. Além disso, é possível recorrer a uma terapia com foco em sexologia, para ir direto ao ponto.

Fazer um check-up médico

Uma vez que as causas para um casamento sem sexo podem ser problemas de saúde, é uma boa ideia fazer um check-up médico. Essa pode ser uma iniciativa interessante principalmente se vocês não identificarem outras causas possíveis para a situação. 

Trabalhar o autoconhecimento

Conhecer o próprio corpo e os desejos individuais é um passo importante para ter satisfação na vida sexual. Identificar o que aumenta ou diminui a própria libido é fundamental. Pode ser que alguma coisa que seu par faça – ou deixe de fazer – esteja diminuindo seu interesse sexual. Pode ser que questões externas ao relacionamento estejam fazendo isso. É importante que cada um dos parceiros trabalhe o seu autoconhecimento e saiba identificar essas coisas para conseguir atacar o problema certo.

Conectar-se com seu par

Com a rotina do dia a dia, muitas vezes as pessoas se perdem umas das outras. São muitos afazeres e muita correria. Quantas coisas você e seu par fazem juntos? Essa é uma pergunta muito importante para o relacionamento. Vocês param para aproveitar a companhia um do outro em momentos do cotidiano? Que tal investir nisso? Vocês podem cozinhar juntos, por exemplo. Ou ir deitar juntos na hora de dormir. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença. 

Deixar a preguiça de lado

Uma vida agitada pode fazer com que as pessoas fiquem consumidas na rotina. E, com isso, pode aparecer a preguiça. Como o sexo é uma atividade que exige uma certa dose de energia, isso pode levar ao casamento sem sexo. Se for esse o motivo, deixe a preguiça de lado! No começo, pode parecer um esforço, mas vai valer a pena depois.

Inovar na cama

Deixe também a rotina para lá. Use a criatividade para inovar na cama e despertar o interesse por sexo no casal. Você pode praticar o sexting, mandando mensagens insinuantes ao longo do dia para seu cônjuge. Pode, também, planejar um strip tease de deixar qualquer um fora do sério. Para se inspirar, pode aproveitar uma cena de sexo clássica do cinema. Está achando pouco? Que tal investir em uma deliciosa sessão de sexo oral?

Conectar-se com o próprio corpo e cuidar dele

Se a sua libido está diminuindo, conecte-se com seu corpo e cuide-se. Para se conectar com a sua forma de sentir prazer, não tenha medo de explorar seu próprio corpo durante a masturbação. Afinal, essa é uma forma de autocuidado e de autoconhecimento. Experimente diferentes zonas erógenas e não tenha pressa em chegar ao orgasmo. Muitas vezes, praticar a masturbação aumenta o desejo para ter relações sexuais com seu par. Que tal fantasiar sobre isso enquanto toca o próprio corpo?

Além disso, cuide bem de si mesma, com carinho. Seu corpo é seu maior tesouro. Por isso, alimente-se bem, consumindo alimentos saudáveis e evitando ultraprocessados. Hidrate-se de forma adequada. É importante, também, praticar atividades físicas e ter um bom condicionamento cardiovascular e tônus muscular. Por fim, não descuidar do sono. Dormir bem é importante para o bem-estar de forma geral e influencia na vontade de fazer sexo. 

Experimentar produtos eróticos

Essa é a nossa última dica para resolver o problema de um casamento sem sexo, mas não é, nem de longe, a menos importante. Um simples produtinho erótico pode fazer toda a diferença para deixar ambos com vontade de fazer sexo. Isso porque esse tipo de produto traz novidades e permite explorar diferentes sensações no corpo de cada um. Existe uma variedade enorme de produtos no mercado e a nossa loja, Diversão & Amor Sex Shop Online, tem um catálogo pensado com todo o carinho para trazer mais prazer e diversão para a sua vida. Confira e não se arrependa.    

Continue navegando

Agora que você já tem novas ideias para mudar a realidade de um casamento sem sexo, confira nossa linha editorial sobre Dicas de Produtos para conhecer mais sobre produtos eróticos selecionados.

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

Deixe o primeiro comentário