A decisão sobre engolir esperma depende de certos cuidados e da vontade das pessoas envolvidas.
Especialmente na hora H do sexo oral, a dúvida sempre pode surgir: engolir esperma ou cuspir? Em primeiro lugar, adiantamos já que isso depende de como você e seu par se sentem em relação a isso. Para algumas pessoas, a ideia de engolir esperma pode
despertar tesão. Já para outras, pode soar como algo desagradável. É importante, sempre, fazer apenas aquilo com que nos sentimos bem!
Mas, além disso, existem dúvidas em torno do sêmen que podem influenciar nessa decisão. Por isso, a partir das principais questões sobre esse assunto, trazemos uma série de informações que podem ajudar a decidir. Confira!
O que é o esperma
Quando o homem ejacula, libera uma secreção que tem uma cor que vai de branca a amarelada. Essa secreção é produzida no epidídimo, na próstata e nas vesículas seminais. Mas o que constitui esse líquido?
Ele contém os espermatozóides, que são as células masculinas responsáveis pela reprodução ao fecundar o óvulo. No entanto, apenas uma pequena parte do líquido é formada por essas células – algo entre 2% a 15%, dependendo da fonte consultada. A maior parte da secreção é formada por enzimas, ácido cítrico, frutose, líquidos diversos, entre outros elementos.
Ao todo, são dezenas de substâncias presentes no sêmen. Todas elas, entretanto, estão presentes em pequenas quantidades. Entre essas substâncias, a título de curiosidade, saiba que ele contém vitaminas (como a B12 e a C), minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco), sódio, colesterol, entre outras.
Engolir esperma exige cuidados
Em regra, o sêmen não é sujo e, se todos os envolvidos estiverem saudáveis, ter contato com ele não traz grandes riscos para a saúde. Isso vale tanto para o contato nas mucosas genitais e anais, como no caso do contato com a mucosa oral e quando se engole o sêmen.
No entanto, aqui é muito importante ressaltar que, se um dos parceiros tiver uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), existem riscos de transmissão que estão relacionados a engolir esperma. O próprio contato das mucosas genital e oral que acontecem durante o sexo oral já é um risco. O contato do sêmen com a mucosa oral, mesmo sem engolir, já pode transmitir essas infecções.
A recomendação geral é que, para fazer sexo, se use preservativos femininos ou masculinos. Existem muitas opções no mercado, inclusive na nossa loja, e algumas delas são bem interessantes, com sabores diferentes.
Dessa forma, para engolir esperma é necessário praticar sexo com alguém em quem se tenha total confiança. É preciso manter os exames clínicos em dia, para que se tenha certeza de que nenhum dos parceiros tenha uma infecção que possa ser transmitida durante o contato.
Não é possível engravidar
A gravidez ocorre quando um espermatozóide consegue fecundar o óvulo feminino. Para isso acontecer, é necessário que a ejaculação ocorra no canal vaginal.
Quando se engole o sêmen, a secreção e seus espermatozóides vão para o estômago. Lá, se inicia o processo de digestão. Não há, portanto, contato com o sistema reprodutivo feminino.
Por isso, não existe nenhum risco de gravidez associado à prática de engolir esperma. Isso é um mito sem nenhum fundamento.
Gosto e cheiro do sêmen podem variar?
O gosto e o cheiro do sêmen, em geral, são relativamente neutros. Mas isso pode variar, e a percepção de quem o coloca na boca também varia, com algumas pessoas considerando o gosto ruim.
Assim, os relatos indicam um gosto e um cheiro que podem variar. Entretanto, essa variação acontece dentro de certos limites. Se houver uma variação estranha, seja no sabor ou no odor da secreção, é necessário procurar uma avaliação clínica para verificar se está tudo certo.
Existem relatos, não totalmente comprovados, de que a alimentação pode influenciar no gosto do sêmen. Acredita-se que a ingestão de alguns alimentos, principalmente em grande quantidade ou próximo do momento da relação sexual, pode influenciar no sabor.
Acredita-se que consumir de forma exagerada alimentos como alho, corantes, frituras, álcool, cafeína e produtos condimentados, picantes ou amargos pode deixar o gosto do sêmen pior. Por outro lado, ingerir alimentos como canela, gengibre e frutas – principalmente o abacaxi – deixariam o gosto e o cheiro da secreção mais leves ou até adocicados.
É claro que a higiene íntima é fundamental para que o sabor e o odor sejam agradáveis. Por isso, a principal dica nesse sentido é cuidar bem desse aspecto.
O esperma tem poucas calorias
Algumas pessoas se perguntam se engolir esperma engorda. Em primeiro lugar, sim, o líquido liberado na ejaculação masculina tem calorias. Mas a quantidade presente na ejaculação é muito pequena.
Estamos falando de algo que chega a no máximo cerca de 10mL ou uma colher de chá cheia. As calorias, portanto, não passam, em geral, de algo em torno de 10 Kcal. Isso é muito pouco e, portanto, não influencia de forma significativa no peso corporal de ninguém.
Alergias são raras, mas existem
O contato com o sêmen pode provocar alergias em algumas pessoas, embora seja um acontecimento raro. É mais frequente que o contato com a mucosa genital ou anal cause essas reações alérgicas, mas é possível que elas ocorram também pelo contato oral.
Se houver qualquer reação estranha após o contato com o sêmen, seja por engolir esperma ou qualquer outro tipo de contato, a recomendação é procurar ajuda médica.
Engolir não traz benefícios para a saúde
Existe um mito de que engolir esperma poderia trazer algum benefício para a saúde, ou mesmo que o sêmen poderia ser uma forma de cuidado com a pele. Isso não tem nenhum fundamento científico.
No entanto, lembramos que a atividade sexual, de forma geral, faz bem para a saúde por diferentes motivos, como já abordamos aqui no blog.
Continue navegando
Agora que você já tem mais informações para decidir sobre engolir esperma, que tal continuar navegando pelo nosso blog e entender melhor sobre o funcionamento do seu corpo em relação ao sexo? Temos diversos artigos interessantes para você explorar!