Mais equidade, respeito e amor na construção da sociedade!
Amanhã, dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, data que celebra 18 anos – uma celebração com todo apoio e amor do Blog Diversão e Amor!
Em 2004, um grupo de travestis, mulheres e homens trans, foram até Brasília para o lançamento da Campanha “Travesti e Respeito” no Congresso Nacional. O ato foi tão simbólico, por ter sido marcado pelo ministério da Saúde da época, que até hoje é considerado um marco contra a transfobia no Brasil. Desde então, 29 de janeiro, representa o Dia da Visibilidade Trans.
A data ainda reforça a importância de se abordar a vida, problemas, dificuldades enfrentados pelas pessoas trans e a necessidade de pensar políticas públicas para essa parcela da população.
LGBTQIA+
As pessoas trans integram a letra T na sigla LGBTQIA +, entre esses indivíduos estão mulheres e homens trans e travestis.
Para muitas pessoas ainda é difícil entender o que significa ser uma pessoa trans, mas se atentar a essa realidade e diferenças de gêneros é fundamental para o respeito e aceitação dessas pessoas.
Além disso, para essas pessoas se exporem e serem integradas a atividades básicas da nossa sociedade ainda é muito difícil e até doloroso, por essa razão, facilitar e ser respeitoso é um dever de todos para construção da visibilidade trans.
No Blog Diversão e Amor você encontra uma matéria explicando a sexualidade fluida e vários aspectos que a envolvem, não deixe de dar uma conferida, pois pode ser uma boa oportunidade de aprender mais.
Para entender!
Quando uma criança nasce logo é lhe atribuído um gênero de acordo com o seu sexo biológico, ou seja, menina ou menino.
Em alguns casos, a pessoa se reconhece com o gênero que lhe foi atribuído, tornado-se um homem ou mulher cisgênero – o termo é utilizado para se referir ao indivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com o seu gênero de nascença.
O que é ser transexual?
No caso da pessoa trans ela pode ter nascido como homem, mas com o decorrer da vida passa a se identificar como uma mulher, apesar do seu órgão masculino. Nesse caso ela é uma mulher trans.
A pessoa trans, em alguns casos, passa por uma transição social, que pode significar uma transição hormonal ou cirúrgica a fim de expressar a identidade de gênero a qual se identifica.
Já o indivíduo transgênero é alguém cujo a identidade de gênero difere em diversos graus do seu sexo biológico.
Mas e a travesti?
Essa é uma identidade de gênero de quem foi designado como do gênero masculino, mas de certa forma objetiva a construção do feminino, usando roupas, penteados e muitos outros acessórios entendidos como femininos.
Por muitos anos o termo travesti foi visto como negativo, carregado de um histórico marginal e muito satirizado na sociedade. Hoje em dia o termo vem sendo ressignificado para algo mais positivo.
Por essa razão é tão necessário apresentar e discutir esse tema à sociedade, para que cada vez mais as pessoas entendam a importância da visibilidade trans.
Conquistas para celebrar a visibilidade trans!
Nesse período, a população trans obteve direitos que devem ser celebrados para que abram portas para muitos outros!
Uma das mais significativas foi o direito a mudar o nome de registro civil sem a necessidade de cirurgia. Outras conquistas tão significativas como essa, são a possibilidade de doar sangue e a caracterização da transfobia e homofobia como crimes de racismo até que o congresso crie uma legislação própria.
Uma vitória muito dura, mas que chegou e está disponível é a possibilidade da cirurgia de redesignação sexual oferecida desde 2008 pelo SUS.
Essas conquistas foram alcançadas graças à luta de muitas pessoas para que a visibilidade trans seja vista e ouvida!
Transfobia e a realidade difícil da população trans!
No Brasil ainda não há dados sobre quantos são e nem como vive essa população, uma estimativa da Associação Nacional de Travestis e Transexuais aponta que eles são 1,9% da população.
Além disso, as informações disponíveis mostram que as pessoas trans continuam sendo alvo de violência física e verbal, e o Brasil lidera o ranking global de violência contra trans. A transfobia é entendida como um conjunto de ações negativas, discriminatórias e preconceituosas contra transgênero.
Muitos jovens trans e travestis, por falta de aceitação da família, acabam sendo expulsos de casa. E, devido à baixa escolaridade e poucas possibilidades de trabalho, acabam recorrendo à prostituição para viver.
Pessoas trans em todos os lugares!
O Dia da Visibilidade Trans revisita a importância de atitudes de inclusão a esse segmento, conscientizando em escolas, serviços de saúde, públicos e comunidade sobre a vulnerabilidade e os preconceitos enfrentados pelas pessoas trans.
Atualmente, já é possível ver pessoas trans em posição de destaque e protagonismo, ainda que timidamente. Elas vêm conquistando espaço na música e na arte como a Liniker, Linn da Quebrada, que está no BBB 22, mas também é musicista e atriz, temos a Laerte na literatura e muitas outras pessoas que dão visibilidade ao movimento trans a partir do seu trabalho e posicionamento.
Sexualidade trans!
Muitas pessoas ainda colocam mulheres trans e travestis em uma posição de fetiche, perguntando sobre aspectos, ou relacionando-as apenas a questões de sexo.
Uma pessoa trans pode vivenciar, se relacionar e ter relações sexuais como qualquer pessoa, seja com uma pessoa cis ou trans. Esses indivíduos exploram o sexo amplamente, usando o corpo todo – língua, boca, dedos, toques pelo corpo todo, inclusive as genitais e ânus.
É preciso entender que o sexo vai muito além da penetração – e que se prendendo a isso, muitas pessoas deixam de aproveitar muitos prazeres e alegrias no sexo.
Continue navegando e apoiando a visibilidade trans!
Os produtos de um sex shop por serem democráticos podem ser usados por todos! A premissa é estar a procura de diversão e prazer, a partir disso, você encontra o acessório ou quem sabe brinquedo certo para você ou seu par!
Agora que você já sabe um pouco sobre a importância dessa data e da visibilidade trans, continue navegando no site da Diversão e Amor, por lá você encontra muitos produtos para vivenciar a sua sexualidade e prazer de diferentes formas!