Novas formas de se relacionar e amar!
É provável que você já tenha ouvido ou lido algo relacionado a não-monogamia, relacionamento aberto, amor livre ou poliamor, todos esses termos são formas de relações não monogâmicas, um assunto que ainda gera muitas dúvidas, preconceitos e até certos tabus.
Como na D&A gostamos de promover o debate livre e sempre trazer mais informações ao nosso público, nada mais justo do que abordar a não-monogamia e questionar certos padrões, vem junto?
Estamos deixando de ser monogâmicos?
Essa é uma pergunta que pode causar certa estranheza, mas de início, ela abre portas para refletirmos sobre essa mudança de comportamento e costumes que muitas pessoas estão passando. Entre outras, a forma de se relacionar com o outro também mudou.
Dessa forma, a resposta para essa pergunta é que as pessoas estão questionando mais seus modelos de relação e desejos, assim, permitindo-se experimentar novas formas de envolver e amar outras pessoas.
O que é a não-monogamia?
Para muitas pessoas, a não monogamia é um termo guarda-chuva que define muitas outras formas de relacionamento. Ela se opõem à monogamia, questionando padrões, aspectos e impactos negativos que a mesma pode ocasionar na sociedade.
A não-monogamia se baseia na não exclusividade entre os parceiros, assim, as pessoas que vivem essa categoria de relação, podem se envolver sexualmente ou romanticamente ao mesmo tempo, com outras pessoas.
Uma relação não-monogâmica não possui dependência de orientação sexual, podendo envolver todas as orientações.
Alguns tipos de relações não-monogâmicas:
- Poliamor: Neste modelo de relação há a possibilidade de se estabelecer várias relações sexuais e amorosas ao mesmo tempo, o mais comum são três pessoas, sempre com a concordância de todos. O poliamor também pode ser fechado, dessa forma se relacionam apenas entre si, ou aberto, quando podem se envolver também com pessoas de fora do relacionamento.
- Relacionamento aberto: Este é um termo abrangente, mas é uma relação em que há exclusividade afetiva entre duas pessoas, mas também liberdade sexual para que ambas as partes possam se relacionar com terceiros.
- Amor livre: Relação em que há tanto liberdade sexual, quanto liberdade afetiva entre os parceiros. Desta forma, todas as partes podem se relacionar como quiserem e com novas pessoas também
Como nos tornamos monogâmicos?
Muitos especialistas afirmam que a monogamia se consolidou a partir de mudanças socioculturais e econômicas ao longo da história. Anteriormente, os grupos eram formados por conveniência e condições naturais.
Dessa forma, a monogamia também surgiu na história como uma forma de garantir aos homens a certeza sobre a paternidade de seus filhos, e passando a esses seus bens e propriedades.
Muitos enxergam as relações monogâmicas como uma forma de controle, submissão e dominação da mulher, visto que em muitos casos os homens seguem traindo suas parceiras, mesmo em relações monogâmicas, enquanto na mulher esse comportamento é mal visto.
Mais diversão, por favor!
Vale destacar que não existe um modo certo ou errado de se relacionar, há quem prefira a monogamia e quem queira experimentar as possibilidades das relações não-monogâmicas, de toda forma, o que precisa ter em todas as relações é respeito e claro, uma boa dose de diversão para todos os envolvidos!
Quando esse é o tema, a nossa loja está mais que pronta para garantir todas as possibilidades de prazer, diversão e amor.
Questionando padrões!
Como mencionamos, estamos todos questionando padrões e comportamentos, dessa forma, se há algo que refletir sobre os modelos de relação permite é pensar sobre padrões, sentimentos que muitos de nós podemos ter em relação ao outro.
A não-monogamia permite que as pessoas pensem sobre os conceitos de exclusividade sexual, romântica, posse e ciúmes, temas que muitos ainda sentem dificuldade de se desvencilhar.
Não há nada de errado nisso, mas começar a pensar neles e até questioná-los já é um bom caminho, quase como se estivesse abrindo portas para esses desafios e sentimentos que sempre se mostraram presentes.
Existe ciúme na não-monogamia?
Essa é uma pergunta muito comum para quem vive uma relação não-monogâmica, é provável que sim, principalmente no início, afinal o ciúme é um sentimento presente no ser humano.
Todavia, você não deve deixar de questioná-lo, e entender porque aquela situação despertou esse sentimento, e começar a pensar em formas de lidar com ele para que ele não te prejudique.
Como em qualquer relação, é importante que o casal converse sobre as inseguranças, medos, desejos e sentimentos que possam estar incomodando, isso é fundamental para a construção do relacionamento.
Responsabilidade afetiva
Um tema que deve ser discutido na relação não-monogâmica, sem dúvida é a responsabilidade afetiva. Afinal, é importantíssimo mantê-la com todos os envolvidos, isso inclui as pessoas de fora do relacionamento, sempre deixando claro o acordo e como funciona a sua relação, para que essas pessoas não se sintam usadas ou saiam machucadas no futuro.
Algo que vale manter em todas as relações, seja com os parceiros ou pessoas de fora, é o uso do preservativo, assim vocês se protegem de maneira geral.
Fidelidade e acordos!
Nas relações não-monogâmicas o conceito de fidelidade não está conectado ao conceito de exclusividade, entretanto é fundamental que todos respeitem os acordos estabelecidos e não quebrem a confiança do par.
Por essa razão os acordos feitos entre os casais devem ser bem conversados, assim é possível respeitar as vontades e desejos de todos, e vale destacar que os acordos e regras podem mudar ao longo do relacionamento.
Por que há tanto tabu na não-monogamia?
Como já comentamos, aqueles que vivem relações não monogâmicas estão “quebrando padrões e regras” estabelecidos há muito tempo na nossa sociedade, e muitas pessoas interpretam esses tipos de relação como sem-vergonhice. Isso pode acontecer pela falta de informação, mas, gradualmente, esses pensamentos podem ir mudando, assim esperamos!
Se você conhece alguém que gostaria de saber e entender mais sobre o tema, compartilhe essa matéria! Caso o que você busca são novas formas de viver a sua relação, no nosso blog, você também encontra muitas opções de conteúdos para viver com mais prazer e liberdade.
Continue navegando!
Agora que você já entendeu um pouco sobre a não-monogamia, que tal continuar navegando na loja da D&A? Por lá você acha muitos produtos para o seu prazer em todas as formas e possibilidades que ele possa ter.