Sexo e maternidade

Devo abrir mão da minha sexualidade só porque virei mãe?

19 de maio de 2022

Sexo e maternidade, dois temas que devem se misturar? Uma mulher não precisa morrer para uma mãe nascer. Você, antes de mais nada, tem sonhos, desejos e necessidades.

 

Você já deve ter ouvido falar a máxima: se tornar mãe é morrer e renascer. E onde será que o sexo se encaixa nessa nova vida?

Convenhamos que depois dos filhos tudo muda: a nossa rotina, as nossas prioridades, a nossa dedicação e energia, tudo se transforma.

Nada mais normal, afinal de contas, é uma nova pessoinha que entra nas nossas vidas e demanda quase 100% do nosso tempo.

Mas a maternidade, que até pouco tempo atrás era considerada praticamente compulsória às mulheres e um verdadeiro tabu (ninguém podia falar um A sobre o assunto sem ser criticada) tem tomado novas formas e ganhado espaço no meio das discussões sobre gênero.

E gênero, como você sabe, tem uma ligação íntima com a forma com que nos relacionamos – ou não – com outras pessoas.

O sexo e a sexualidade fazem parte das relações, e pode parecer estranho colocar maternidade e sexo na mesma discussão.

Mas a gente precisa falar sobre isso.

 

Sexo e maternidade

É importante lembrar que durante a gestação, o corpo da nova mãe vira um turbilhão de hormônios, e por isso esse período se assemelha a quando a gente está menstruada.

A gente se sente triste, feliz, com tesão, sem tesão, com fome de umas coisas esquisitas, sem fome de nada, enjoada, contente, desesperada, tudo isso no intervalo de um dia!

E essa montanha-russa de sentimentos parece nos deixar ao mesmo tempo que o bebê sai pro mundo. O corpo passa então a trabalhar para retomar suas atividades normais.

E de repente, onde havia tantas emoções e sentimentos, agora parece uma gigantesca montanha de vários nadas.

Inclusive, é bem nessa fase que pode acontecer o que se conhece como Baby Blues, e por sua vez, se não tiver cuidado, pode evoluir para uma depressão pós-parto.

Então no início é normal não se sentir bem com o corpo, não ter vontade de transar, não sentir libido nenhuma.

Essa fase pode durar um bom tempo. O importante é se respeitar e entender os limites do próprio corpo.

 

Mas e depois, como o sexo fica?

Depois dessa fase, o corpo vai voltando ao normal, a libido de antes reaparece, o tesão volta a dar as caras. Mas e aí? Como você vai fazer para transar em paz?

O sexo ainda é uma problemática por vários motivos: religiosos, misóginos, devido a padrões socialmente impostos etc.

As pessoas ainda não entenderam que não há nada demais em transar, e isso pode te atrapalhar um pouco na retomada da vida sexual.

Mas é fundamental ter em mente que você não deve se sentir culpada por querer transar de novo, principalmente se você for uma mãe solo.

Ninguém fala de sexo após ter um bebê, mas quando as mães são casadas, é mais aceitável que elas sintam desejos. Já reparou nisso?

Por isso o nosso foco é ajudar você a se sentir bem, independentemente do que amigos, família e até desconhecidos digam sobre as suas necessidades de se divertir e se sentir bem longe da cria.

 

Conteúdos sobre maternidade sem tabu

E para te ajudar nessa jornada, compilamos uma série de dicas de conteúdos, livros e vídeos não apenas sobre sexo e maternidade, mas sobre ser mãe num contexto geral, vivendo nessa sociedade cheia de contradições.

Considere estas indicações como um espaço para que você se sinta acolhida, valorizada e à vontade para desabafar e encontrar outras mães como você.

 

Dicas para se divertir sozinha sendo mãe

É claro que não poderiam faltar dicas de como se divertir em casa, sem precisar de nenhum homem e nenhuma mulher para te satisfazer.

O segredo da diversão individual com crianças em casa é a discrição. Procure, portanto, por brinquedinhos mais silenciosos, para não correr o risco de ser pega de surpresa.

Outra dica bacana é esperar que o seu baby durma profundamente para ter um momento só seu ou então contar com a ajudinha da vovó ou de alguma titia para passear com ele, por exemplo.

Portanto, que seja em algum momento desses. Planeje seu prazer, menina!

 

Veja mais conteúdos no blog da Diversão e Amor!

Na D&A o nosso lema é: uma mão na pepeca e outra na consciência. Precisamos falar sobre assuntos importantes como maternidade, a causa LGBTQIAP+, como podemos ser anti-racistas e tudo que concerne a evolução da sociedade.

Mas também não abrimos mão de uma boa dose de diversão. Por isso fizemos esse conteúdo todo especial e inspirados no Dia das Mães, que foi a pouquíssimo tempo.

E olha, nós somos descontraídas desse jeito porque já exploramos muito os nossos próprios corpos, principalmente com os brinquedinhos adultos da D&A. Não perca tempo e se conheça melhor também!

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

Deixe o primeiro comentário