A masturbação é uma prática cheia de tabu para muita gente, mas também pode trazer muitos benefícios para o corpo. Afinal, ela nada mais é do que uma maneira de conquistar mais bem-estar a partir do prazer. Mesmo assim, existem muitas dúvidas e preocupações sobre ela: será que é saudável? É possível criar vício? Isso prejudica minhas relações pessoais? Entenda melhor sobre e veja como ter uma masturbação saudável e sem medos!
Os benefícios da masturbação
A masturbação é uma prática prazerosa e que está intimamente relacionada com o bem-estar corporal e também saúde mental. Além dos benefícios a curto prazo (o momento do prazer, claro), também é possível notá-los a longo prazo.
Isso porque a masturbação também está, claro, relacionada com a prática sexual, e, com ela, é possível se conhecer muito mais, sabendo exatamente quais pontos do corpo mais te dão prazer e como chegar ao orgasmo de verdade.
Isso por si só já traz diversos benefícios, já que melhora a relação sexual com outras pessoas e dá mais segurança na hora do sexo.
Os maiores benefícios da masturbação estão relacionados tanto com o físico quanto com a saúde mental. Alguns deles são:
- traz mais autoconhecimento e independência;
- melhora as relações sexuais;
- melhora o humor;
- diminuir ansiedade e estresse;
- ajuda no relaxamento dos músculos;
- melhora o sono;
- alivia cólicas.
Ou seja, a masturbação é considerada uma prática saudável e que não traz nenhum problema de saúde para quem pratica. Na verdade, traz diversos pontos positivos.
Masturbação vicia?
Por ser uma prática prazerosa e com todos esses pontos positivos citados, é comum as pessoas terem algumas dúvidas como essa. Afinal, a masturbação pode viciar?
Na verdade, existem casos que, sim, mas não é a regra e existem muitos outros fatores que influenciam nessa situação.
De acordo com o MD.Saúde, portal informativo sobre a saúde, “o que pode ocorrer com algumas pessoas não é exatamente um vício, mas sim um comportamento sexual compulsivo”.
Além disso, eles ressaltam que o comportamento compulsivo é comum no ser humano e pode ser desencadeado por diversos motivos.
“Não existe um limite para o número de vezes máximo que uma pessoa pode se masturbar ao longo do dia. A compulsão pela masturbação não tem necessariamente a ver com a quantidade de vezes que o indivíduo se toca, mas sim com as consequências do hábito na sua vida pessoal”, afirma o artigo.
Ou seja, a pessoa que desenvolve o vício em masturbação, na verdade, poderia ter desenvolvido por qualquer outra atividade. Logo, não é ela, especificamente, que leva ao vício.
Mas, vale o aviso: se a masturbação começar a atrapalhar seu dia a dia, sua relação com as outras pessoas e até a vida profissional, é importante ficar atento e, se necessário, buscar ajuda de profissionais qualificados.
A masturbação pode prejudicar minhas relações pessoais?
Não é o ideal. Como vimos, isso pode ser um indicativo que sua relação com a masturbação pode estar desequilibrada.
Mas vale uma análise mais profunda: como a masturbação e os sex toys estimulam o prazer muito mais rápido, isso pode acabar desanimando algumas pessoas na hora do sexo. Porém, isso não pode ser um impedimento para as suas relações quando quiser.
A ideia da masturbação é trazer mais autoconhecimento para você sentir prazer sozinha, mas também encontrar prazer com outras pessoas.
Masturbação saudável: como ser sempre benéfico?
Como vimos, a masturbação traz diversos pontos positivos, inclusive contribuir com a sensação de bem-estar e diminuir o estresse. Mas como deixar a prática ainda melhor e sempre saudável?
Conheça seu corpo
A hora da masturbação é o momento de experimentar e se descobrir. Ou seja, não existem regras para chegar ao prazer. Use esse momento como autocuidado e busca pelo prazer independente.
Seja a curto ou a longo prazo, isso traz inúmeros benefícios para a sua autoestima, independência e segurança. Você vai ver o quanto suas relações vão melhorar com o passar do tempo quanto mais você conhecer seu próprio corpo.
Além disso, você também consegue ter uma percepção melhor sobre sua saúde, percebendo possíveis mudanças hormonais e de libido, ou entendendo quais situações da sua vida fazem com que sua vontade de buscar o prazer diminua.
Todo dia?
Masturbar-se todos os dias não é sinônimo de vício. Como vimos, o vício é caracterizado por um comportamento compulsivo, quando a pessoa quer realizar o ato várias vezes ao dia e deixa de fazer outras coisas por isso. Além disso, também pode ajudar no relaxamento.
Ou seja, a prática é muito bem-vinda para te ajudar a relaxar o corpo e dormir muito melhor, além de contribuir com a saúde mental por conta dos hormônios liberados na hora do prazer.
Vida sexual ativa
A masturbação saudável é aquela que permite a independência na hora do prazer mas que não afeta a vida social e a relação sexual com outras pessoas (caso você queira, claro).
De maneira geral, ter uma vida sexual ativa é importante para muita gente e a masturbação pode contribuir com isso.
Ou seja, se torna apenas mais uma maneira de conquistar o prazer e, com a segurança conquistada pela masturbação, suas relações pessoais também serão muito melhores!
Viu como a masturbação saudável pode trazer inúmeros benefícios e contribuir com uma vida melhor e com mais bem-estar? Conheça nossos produtos e sex toys para curtir muito!