Climatério: o que é, sintomas e quando começa

A maior parte das mulheres e pessoas com vulva viverão intensas mudanças corporais, entre elas, o climatério, período de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva. No entanto, muita gente ainda não sabe o que é climatério.

Talvez você esteja passando por esse momento ou conhece alguém que esteja vivendo essa intensidade. De qualquer forma, é essencial entender melhor como funciona esse processo, quais são os sintomas e como lidar da melhor maneira. 

O que é climatério?

É o período de transição entre a fase fértil e a menopausa. Envolve a pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa. Durante esse momento, ocorrem diversas mudanças no corpo, principalmente hormonais, como a diminuição dos hormônios sexuais femininos. 

Os sintomas podem variar. Algumas pessoas sentem muito desconforto, enquanto outras não sentem mudanças significativas. 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há aproximadamente 29 milhões de mulheres vivendo o climatério e a menopausa. Com o aumento da expectativa de vida, estima-se que a maioria das mulheres e pessoas com vulva viverá a maior parte dos anos na menopausa. 

Existe diferença climatério e menopausa?

Sim, embora sejam usados como sinônimos, esses momentos são diferentes. O climatério é o período que marca a fase reprodutiva e não reprodutiva, porém, ainda ocorre menstruação.

Já na menopausa, a menstruação não acontece, sendo o marco de 12 meses sem ciclo menstrual como principal indicador desse período. 

Quais são as fases do climatério?

As fases do climatério são 3: pré-menopausa ou perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

Perimenopausa

É o início de tudo. É quando começa o climatério. Essa fase antecede a menopausa, sendo um período cheio de mudanças clínicas, biológicas, endocrinológicas, entre outras. Além disso, o hormônio estrogênio passa por uma queda brusca, causando diversos sintomas, como:

  • Insônia;
  • Calor excessivo;
  • Aumento de peso;
  • Ressecamento vaginal;
  • Queda na libido;
  • Mudanças de humor.

A perimenopausa acontece por volta dos 40 anos, podendo variar de pessoa para pessoa. Geralmente, esse período dura 4 anos, em outros pode se estender até 10. 

Menopausa

É quando há ausência de menstruação por 1 ano consecutivo, sem motivo patológico ou fisiológico, mas de forma natural. 

Nessa fase, acontece ausência de atividade folicular ovariana, pois os ovários produzem pouco estrogênio, não havendo liberação de óvulos. 

Em algumas pessoas, a menopausa começa aos 50 anos, para outras, pode ocorrer mais cedo. Tudo dependerá de alguns fatores:

  • Histórico familiar;
  • Histerectomia;
  • Tratamento de câncer;
  • Tabagismo.

Pós-menopausa

Ocorre após a menopausa e os sintomas da menopausa costumam não mudar muito. Podem, inclusive, ser mais intensos, durando até 10 anos. 

Por isso, é fundamental que nessa fase a saúde seja prioridade, pois é nesse momento que podem surgir doenças e outras complicações, como a osteoporose. A justificativa é que a resistência óssea diminui por conta da falta de estrogênio e outras alterações.

Principais sintomas do climatério

Como é um momento marcado pela redução do estrogênio e funcionamento dos ovários, há diversos sintomas que indicam que a pessoa está passando pelo climatério. 

Ciclo menstrual irregular

Nesse período, o fluxo pode aumentar ou diminuir, com ciclos mais curtos ou longos. 

Calor intenso

As ondas de calor são muito comuns, seguidas de calafrios. Esses sintomas podem prejudicar o sono, causando suores noturnos. 

Insônia

A insônia é um dos principais sintomas, causada, principalmente, pela onda de calor ou fogachos. 

Alterações no humor 

O humor é abalado não só pelo calor e quedas hormonais, mas também pela má qualidade do sono. Sintomas como vontade de chorar de forma repentina, falta de disposição, desânimo, ataques de pânico, entre outros, são muito comuns.

Ressecamento vaginal 

A secura vaginal é outro sintoma muito comum do climatério. Com a queda do estrogênio, a lubrificação da região íntima é reduzida e a elasticidade também é prejudicada.

Isso pode causar desconforto durante as relações sexuais, além de deixar o organismo vulnerável a infecções urinárias e vaginais. 

Para aliviar esses sintomas, os lubrificantes hidratantes são essenciais!

Aumento do colesterol 

A redução do estrogênio também altera as taxas de colesterol, causando aumento do LDL, o colesterol ruim. Isso aumenta o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares. 

Perda de massa óssea

Mais uma vez impulsionada pela queda do estrogênio, os ossos começam a se tornar frágeis, aumentando risco de desenvolvimento de osteoporose e possíveis fraturas. 

É possível engravidar durante o climatério?

Sim, é possível engravidar no climatério se a mulher estiver na fase da perimenopausa, pois ainda há a presença de ciclo menstrual.

Embora seja raro, é possível que aconteça. Porém, quando a menopausa já é estabelecida, não há possibilidade de gravidez. 

Como saber se estou no climatério ou na menopausa?

Observando os principais sintomas e realizando consultas periódicas com ginecologistas. Vale reforçar que a menstruação irregular é um dos principais sintomas de que o climatério ou menopausa estão chegando.

Enquanto que no climatério inicia-se diversas mudanças, na menopausa, há a pausa total de ciclo menstrual por exatamente 1 ano, de forma natural. 

Tratamentos para o climatério

Os tratamentos para controlar os sintomas do climatério são baseados em reposição hormonal para reduzir e amenizar os desconfortos.

Além disso, o acompanhamento ajuda a diminuir riscos de osteoporose, proporcionando mais qualidade de vida, melhorando o sono e o humor. 

A prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis também são fundamentais, pois mantém o organismo funcionando plenamente. 

Porém, nem todas as pessoas vão sentir necessidade de realizar essas intervenções. O ideal é procurar especialistas em saúde íntima para identificar os melhores tratamentos. 

Você não está sozinha

Lembre-se que o climatério não é uma fase, é um período que pode durar anos ou ser muito curto. Independente do tempo, aproveite para se informar sobre o assunto, buscando ter uma vida ainda mais plena, saudável e prazerosa. 

Contar com uma rede de apoio e especialistas no assunto é fundamental. E não esqueça dos lubrificantes íntimos e brinquedos sexuais. Eles podem ser seus aliados na hora de ter mais prazer.

Aqui na Diversão & Amor temos diversas soluções para o seu bem-estar íntimo sexual. Visite o nosso site e conheça!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Inscrever
Notificar-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
ver todos os comentários

Outras Postagens