Dia mundial da saúde mental

Dia Mundial da Saúde Mental e o que o sexo tem a ver com isso

3 de outubro de 2021

No Dia Mundial da Saúde Mental, convidamos para a reflexão sobre um elemento fundamental para o nosso bem-estar psicológico: o sexo.

Celebrado em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade ideal para aumentar a conscientização e o nível de informação sobre os aspectos psicológicos da nossa saúde e do nosso bem-estar. Esses elementos são, muitas vezes, deixados em segundo plano – seja por causa de tabus relacionados com o tema ou por falta de conhecimento mesmo.

Pensando nisso, nós aproveitamos essa data para trazer aqui a nossa especialidade: o que o sexo tem a ver com isso. Para isso, elencamos os benefícios do sexo para a saúde mental e, também, dicas sobre como ter uma vida sexual saudável para aproveitar essa influência positiva. Além disso, abordamos a importância da saúde mental para uma vida sexual satisfatória.

Vamos lá?   

Dia Mundial da Saúde Mental e sexo

Em primeiro lugar, por que precisamos de um Dia Mundial da Saúde Mental? O principal motivo é a necessidade de aumentar a conscientização sobre o tema. Isso porque a saúde mental é muito negligenciada. Existe uma grande dificuldade para identificar problemas associados a ela e para buscar tratamentos adequados. Em resumo: há muito tabu envolvido.

Não por acaso, o sexo também é um tema envolto por tabus e disfunções ou problemas nessa área também sofrem com a dificuldade para identificá-los e para buscar ajuda. Apesar disso tanto a saúde mental como o sexo são aspectos fundamentais da nossa vida.

E existem algumas intersecções entre esses dois temas, que procuramos abordar a seguir. 

Benefícios do sexo para a saúde mental

Nós já abordamos aqui no blog como fazer sexo é bom para a saúde, tanto física como mental. Vamos, agora, destacar alguns benefícios do sexo para a saúde mental, focando na conscientização sobre o dia mundial da saúde mental:

  • Alivia a tensão: quando estamos nos sentindo tensos, o sexo ajuda a relaxar, liberando substâncias que estimulam o bem-estar.
  • Diminui o estresse: pelo mesmo motivo, fazer sexo diminui os níveis de estresse.
  • Diminui a ansiedade: o relaxamento e o prazer fazem com as pessoas se sintam mais no momento presente, o que diminui os níveis de ansiedade.
  • Melhora a autoestima: nem precisamos dizer o quanto isso faz bem para a saúde mental, não é mesmo?
  • Aumenta o otimismo: os efeitos positivos sobre o humor se amplificam e resultam em uma visão mais otimista sobre a vida, o que traz ainda mais benefícios para o dia a dia. 
  • Combate o mau humor: acontece, também, uma diminuição em hormônios do estresse, como o cortisol. Assim, o humor melhora e a irritação e o desânimo ficam de lado.
  • Melhora o sono: o cansaço, o bem-estar e o relaxamento favorecem o sono – e isso, é claro, melhora o humor e a cognição.
  • Melhora a memória: o sexo estimula a criação de neurônios, células do cérebro, e, portanto, ajuda a melhorar o aprendizado e a prevenir doenças mentais. 
  • Aumenta o autoconhecimento:  conhecer a si é muito importante para ter uma boa saúde mental, e o sexo ajuda muito nesse processo, pois aprendemos como aspectos físicos e psicológicos influenciam em como nos sentimos. 

Esses são os principais benefícios que o sexo pode trazer para manter e cultivar uma boa saúde mental. É claro que estamos falando, aqui, de situações que não envolvem distúrbios de saúde mental, que precisam de um tratamento específico. 

Aliás, é importante conscientizar-se de que o diagnóstico e o tratamento desses distúrbios são necessários, inclusive, para ter uma vida sexual satisfatória e para obter os seus benefícios para a saúde mental. Assim, aproveitamos a temática do dia mundial da saúde mental para, a seguir, destacar rapidamente como a saúde mental interfere na vida sexual. 

Saúde mental e vida sexual satisfatória

Às vezes a vida sexual não vai bem porque existe uma condição psicológica por trás, ainda não diagnosticada. É o caso, principalmente, de transtornos de ansiedade e de depressão. 

Essas condições são cada vez mais comuns na nossa sociedade e resultam em uma diminuição na libido ou desejo sexual. Dessa forma, a busca por uma terapia sexual pode ser um primeiro passo para diagnosticar um transtorno subjacente. 

A dificuldade no sexo pode ser resultado do próprio transtorno ou, ainda, da medicação utilizada, em alguns casos. É necessário ter um médico de confiança avaliando o quadro, e seguir à risca os tratamentos indicados.   

Se você notou alguma alteração de humor ou de libido, o ideal é procurar mais informações e, se for o caso, consultar um especialista. 

Como aproveitar a influência positiva do sexo

Por fim, destacamos no dia mundial da saúde mental que existem estratégias para aproveitar a influência positiva do sexo sobre o bem-estar psicológico. Destacamos três sugestões a seguir:

  • Tudo começa com informação. Por isso, acreditamos muito na educação sexual como algo capaz de empoderar as pessoas para ter a melhor vida sexual possível para elas. Tratar dos principais temas e dúvidas, sem tabus, é uma tática fundamental para ter os melhores resultados. 
  • Autoconhecimento é peça-chave. Conhecer o próprio corpo é uma das coisas mais importantes da vida. E isso passa por conhecer as respostas do organismo aos estímulos sexuais e à excitação. Uma forma de começar esse processo de autoconhecimento ou de intensificá-lo é praticando a masturbação
  • Inovar mantém tudo interessante. Sair da rotina é uma forma de estimular o cérebro de várias maneiras, e os benefícios disso são uma vida sexual mais rica que resulta em uma vida mais ativa. Por isso, só coisa boa em procurar novidades nessa área!

Continue navegando

Aproveitando que, aqui, tratamos em destaque no dia mundial da saúde mental, especificamente, da relação entre sexo e bem-estar psicológico, que tal ampliar os horizontes sobre isso e conferir nosso texto sobre o Dia Nacional da Saúde e o que o sexo tem a ver com isso? Nesse post, nós abordamos as relações entre sexo e saúde de forma mais abrangente.

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

Deixe o primeiro comentário