Ginástica íntima

Ginástica íntima: prazer e saúde ao seu alcance

10 de outubro de 2021

A ginástica íntima é uma forma simples e eficiente de melhorar o controle sobre a região pélvica, o que aumenta a saúde e o prazer da mulher – entenda tudo e comece hoje mesmo a praticar!

Por meio da ginástica íntima – também conhecida como exercícios de Kegel, pompoarismo, ginástica pélvica, entre outras denominações – é possível fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. A base para realizar essa atividade é a contração e o relaxamento dos músculos da região vaginal e perianal, o tal do “contrai e solta”.

Essa prática é super democrática e qualquer mulher pode fazer, independentemente da idade. Ela é muito indicada, inclusive, para mulheres que já engravidaram ou que estejam passando pela menopausa. 

Conheça a seguir os principais benefícios da ginástica íntima para a mulher e saiba como começar a praticar! 

Benefícios da ginástica íntima

A ginástica íntima proporciona diversos benefícios para a saúde feminina. Ela tem um efeito tanto preventivo para algumas condições, quanto ajuda no tratamento de problemas na região pélvica. Entre os principais benefícios do pompoarismo estão:

  • Regular o ciclo e o fluxo menstrual e até mesmo aliviar as cólicas;
  • Evitar e tratar incontinência urinária ou fecal;
  • Melhorar os sintomas durante a fase de menopausa;
  • Ajudar no parto e no pós-parto;
  • Evitar a flacidez na musculatura da vagina;
  • Aumentar o autoconhecimento, autocontrole e autoestima;
  • Aumentar a libido;
  • Melhorar a lubrificação do canal vaginal;
  • Prevenir e tratar condições que tornam a penetração dolorida, como o vaginismo;
  • Melhorar a satisfação sexual e o desempenho na hora do sexo;
  • Dar maior controle da musculatura vaginal para facilitar orgasmos múltiplos e o controle sobre o prazer do parceiro com os movimentos;
  • Melhorar o funcionamento do intestino;
  • Deixar o canal vaginal mais apertado.

Ou seja, como podemos ver, além de a ginástica íntima atuar desde a prevenção de problemas de saúde, até o tratamento de algumas condições, ela é capaz de proporcionar um aumento nas possibilidades de prazer durante as relações sexuais. Dessa forma, os exercícios íntimos podem ajudar a mulher a aproveitar o melhor do sexo.

Indicações dos exercícios de Kegel

A ginástica íntima é indicada para mulheres que apresentem qualquer das condições que mencionamos anteriormente ou para mulheres que, simplesmente, queiram melhorar seu autoconhecimento e autocontrole íntimo. 

No caso de mulheres que apresentem algum problema de saúde, especialmente, recomenda-se buscar a orientação de um profissional como um terapeuta sexual, fisioterapeuta ou ginecologista. A ginástica íntima é contraindicada, apenas, no primeiro trimestre de gestação.

Para mulheres que desejam ter um prazer sexual mais intenso, o pompoarismo pode fazer toda a diferença. A melhora na autoconsciência e no autocontrole sobre a região íntima já seriam, por si só, excelentes motivos para praticar a ginástica íntima. Além de tudo, os efeitos sobre o aumento da lubrificação e o aumento da libido tornam os exercícios íntimos ainda mais interessantes. 

A maior parte das mulheres consegue começar a praticar o pompoarismo em casa, sozinha mesmo. No entanto, se tiver alguma condição de saúde ou sentir qualquer dificuldade para fazer os exercícios, é muito indicado procurar uma sexóloga ou terapeuta pélvica para orientar a realização dos exercícios íntimos.    

Dicas para começar

O primeiro passo para começar a ginástica íntima é reconhecer o terreno – ou seja, identificar corretamente os músculos que precisam ser trabalhados durante os exercícios. É possível fazer dois testes iniciais com esse objetivo: pode-se segurar e soltar a urina na hora de fazer xixi; ou pode-se introduzir um dedo limpo no canal vaginal e iniciar as contrações e relaxamento dos músculos em torno do dedo. 

É importante frisar que esses não são exercícios para serem feitos com frequência, são apenas testes para ajudar a reconhecer a musculatura alvo! 

É possível praticar o pompoarismo deitada, sentada ou em pé, e recomenda-se sempre esvaziar a bexiga antes de começar. 

Você pode seguir os passos seguintes para começar a praticar os exercícios de Kegel em casa:

  1. Primeiro, sente-se com os joelhos dobrados em 90 graus e contraia a musculatura da região pélvica como se estivesse segurando o xixi por alguns segundos. 
  2. Contraia apenas a musculatura vaginal, perianal e do ânus – cuidado para não contrair o abdômen, as nádegas ou as coxas, por exemplo, e também para não segurar o ar enquanto se exercita. 
  3. Após contrair por um período entre três e dez segundos, relaxe a musculatura pelo mesmo período. 
  4. Repita esses passos por 10 vezes ao dia.

Com o tempo você pode tentar, também, alterar os intervalos de contração e de relaxamento. Quanto mais tempo você mantiver a musculatura tensionada, maior o efeito de fortalecimento da musculatura. A tendência é que, conforme você avance no treino, consiga manter a contração por mais tempo.

A posição sentada é ótima para começar, pois permite sentir melhor os músculos perianais. Conforme avança, você pode, também, alternar as posições, praticando deitada ou em pé. 

Como avançar na prática do pompoarismo

Em primeiro lugar, para progredir na prática da ginástica íntima o segredo é aquele de qualquer outro exercício físico: constância! Pratique todos os dias ou quase todos os dias. Lembre-se de que é importante fazer os exercícios corretamente – isso vale mais do que a quantidade de exercícios. 

Uma boa meta é repetir as séries de 10 contrações e relaxamentos 3 vezes ao longo do dia. Após entre um mês e três meses de treino, já será possível sentir os resultados. Mas lembre-se: não exagere demais pois, como qualquer musculatura, a exigência extrema pode ser prejudicial.

Para avançar ainda mais na ginástica íntima, é uma excelente tática usar acessórios específicos para pompoarismo. Se quiser saber tudo sobre isso e começar a pompoar com mais prazer, conheça os itens que temos disponíveis aqui na Diversão & Amor

  • Guia prático de pompoarismo: um manual supercompleto e explicativo, repleto de ilustrações, que facilitam o treinamento e proporcionam ainda mais prazer.
  • Bolinhas de pompoarismo: a maior parte dos itens disponíveis são as famosas bolinhas tailandesas, que ajudam a exercitar os músculos pélvicos e também podem proporcionar prazer e excitação na hora do sexo. São diferentes tamanhos, menores e mais leves para quem está começando, maiores e mais pesadas para as que já praticam há um tempo.
  • Kit de cones para pompoar: contém cinco cones com pesos que variam entre 20 e 60 gramas. Dessa forma, é possível treinar com aumento de carga progressiva. 

Curiosidade: ginástica íntima masculina

Sim, embora seja mais comum ouvirmos falar em exercícios de Kegel para mulheres, os homens também podem praticar o pompoarismo. 

Os benefícios são semelhantes aos que ocorrem para a saúde da mulher podendo, por exemplo, combater a incontinência urinária e melhorar a relação sexual com aumento do controle sobre a ejaculação e melhora da função erétil. 

De forma geral, esses exercícios proporcionam um maior bem-estar por aumentar o autocontrole e a sensibilidade na região genital masculina.

Para começar a praticar, também se recomenda que eles façam o teste de parar ou diminuir a urina para identificar a musculatura alvo dos exercícios. A partir disso, devem tentar contrair a musculatura correta, aumentando a duração das contrações conforme avança nos treinos.  

Continue navegando

Para terminar, temos uma dica para lá de importante sobre a ginástica íntima feita com acessórios: use lubrificante íntimo junto com as bolinhas ou cones! Isso facilitará muito a realização dos exercícios de Kegel e garantirá mais prazer durante o processo todo, além de evitar o atrito indesejado.

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

Deixe o primeiro comentário