sexualidade fluida

Você sabe o que é sexualidade fluida?

27 de dezembro de 2020

A sexualidade fluida é um conceito que quebra padrões sobre como uma pessoa pode viver e expressar seu lado sexual.

Nós já falamos aqui sobre o significado de sexualidade, abordando a diversidade de possibilidades que cada um de nós encontra de estar sexualmente no mundo. Agora, nós vamos além para tratar de um assunto relacionado, mas que amplia ainda mais nosso entendimento sobre diferentes formas de expressar nosso lado sexual: o conceito de sexualidade fluida.

Esse termo está relacionado ao fato de que uma mesma pessoa pode sentir a própria sexualidade de maneiras diversas ao longo da vida, experimentando desejos e percepções de si que se enquadram em orientações sexuais diferentes. Ou seja, uma pessoa não é obrigada a viver seguindo um padrão fixo sobre o que gosta ou deixa de gostar no campo sexual. Continue lendo para saber mais.

O que é sexualidade fluida?

Está cada vez mais claro para cada vez mais gente que o nosso prazer vai muito além da rigidez de definições imutáveis de orientação sexual ou de gênero. Pelo contrário, nós podemos mudar de orientação com o tempo. Isso varia de pessoa para pessoa, mas é totalmente normal. Alguém pode sentir atração, em algumas épocas, por homens e em outras, por mulheres. 

Essa mudança de orientação pode acontecer nas mais variadas frequências. Assim, para algumas pessoas, pode ser que a cada semana aconteça uma alteração enquanto, para outras, isso pode ocorrer a cada um ou dois anos. É possível, ainda, que não exista uma periodicidade fixa, mas sim algo aleatório em como essa fluidez de desejos se desenvolve.

Essas características resumem o conceito de sexualidade fluida. É a possibilidade de se mover no espectro da sexualidade, sem barreiras e, idealmente, sem tabus. Com certeza, entender que isso pode acontecer conosco ou com entes queridos permite que tenhamos muito mais diversão e leveza na nossa vida.  

O que significa a sigla LGBTQIA+?

No contexto dessas conversas sobre gênero, orientação sexual e sexualidade fluida surge com frequência a sigla LGBTQIA+ ou algumas variantes dela. Mas você sabe o que ela significa? 

Ela corresponde a um movimento que busca a inclusão das diversidades encontradas na vivência e expressão da sexualidade. No começo do movimento, a sigla usada era GLS, que significava Gays, Lésbicas e Simpatizantes. No entanto, foram incluídas novas letras e o sinal de + para tentar abarcar as inúmeras possibilidades características relacionadas ao sexo, gênero e orientação sexual nos âmbitos individuais e sociais. 

Conheça o significado de cada uma das letras

  • L: Lésbicas. Trata-se de mulheres que sentem atração afetiva ou sexual por pessoas do mesmo sexo;
  • G: Gays. Trata-se de homens que sentem atração afetiva ou sexual por pessoas do mesmo sexo;
  • B: Bissexuais. Trata-se de homens ou mulheres que sentem atração afetiva ou sexual por pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto; 
  • T: Transexuais. Trata-se de pessoas que não se identificam com o gênero que foi atribuído a elas no nascimento;
  • Q: Queer. O termo significa algo próximo de “estranho” em inglês, e é usado para se referir a pessoas que alteram sua sexualidade e identidade de gênero, como as drag queens;
  • I: Intersexo. Trata-se de pessoas que, ao nascer, apresentavam características tanto do sexo masculino como do sexo feminino (como cromossomos, hormônios, órgãos genitais, etc);
  • A: Assexual. Trata-se de pessoas que não sentem atração sexual, ou que sentem muito pouco desejo sexual por outras pessoas;
  • +: O sinal de + serve para incluir toda a diversidade de vivências e manifestações da sexualidade, pois ela vai muito além desses termos mais conhecidos e pode incluir, por exemplo, os termos pansexual e demissexual. 

Você deve ter notado que algumas dessas definições estão relacionadas com a orientação sexual, ou seja, com o sexo ou gênero que é a preferência sexual de uma pessoa. Já outras definições, estão relacionadas com o gênero com o qual uma pessoa se identifica. Mas já que estamos desconstruindo conceitos, cabe a pergunta: será que os gêneros são necessariamente fixos ao longo da vida? A resposta é não. 

O que é gênero fluido?

Da mesma forma que acontece com a sexualidade fluida, no gênero fluido há uma mudança de tempos em tempos – mas, nesse caso, o que muda é a identidade de gênero da pessoa, ou seja, o gênero com o qual ela se identifica. Essa alteração também é variável em relação a frequência e possibilidades de manifestação.

Assim, algumas pessoas podem se identificar ora como homens, ora como mulheres, como as drag queens. Existe uma bandeira com cores específicas que representam algumas das possibilidades de vivência e expressão dos diferentes gêneros. As cores são as seguintes:

  • Preta: representa todos os gêneros;
  • Branca: representa a ausência de identificação com um gênero definido;
  • Rosa: representa características do gênero feminino;
  • Azul: representa características do gênero masculino;
  • Roxa: representa a combinação de características do gênero feminino e do gênero masculino.

Agora que você já sabe sobre sexualidade fluida e gênero fluido, deve entender que abraçar a diversidade é uma forma de não limitar o prazer de ninguém. Quanto mais livre cada pessoa for para viver de acordo com a maneira como se sente, mais leveza e diversão estarão presentes na vida de todo mundo. E é justamente aí que existe um recurso a mais que pode ajudar a descobrir e – por que não – inventar e reinventar a própria sexualidade: os produtos de sex shop.    

Quem pode usar produtos de sex shop?

Os produtos de sex shop são muito democráticos! Todo mundo que deseja trazer mais diversão para a própria sexualidade pode usar produtos de sex shop.  Seja a sexualidade mais fluida ou mais fixa, seja qual for a orientação sexual no momento e, é claro, seja qual for o gênero com o qual a pessoa se identifica.

Como eles podem intensificar as sensações físicas, podem ser um recurso para as pessoas descobrirem que partes do corpo podem proporcionar maior excitação ou que tipo de estímulo agrada mais. Os brinquedos sexuais podem trazer mais ideias e surpresas para os momentos de diversão também. Por isso, são uma ótima opção para quem quer viver a sexualidade de forma mais intensa. 

Para descobrir mais dicas sobre produtos que podem ser interessantes para você, continue navegando pelo blog Diversão & Amor. Já para ir direto para as possibilidades de itens e escolher seus preferidos, visite o site da loja Diversão & Amor Sex Shop. Você vai se surpreender positivamente.

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

Deixe o primeiro comentário