vida-sexual-ativa

Vida sexual ativa: o que é o “normal”?

30 de abril de 2021

Uma vida sexual ativa é considerada normal quando é fonte de satisfação e de felicidade para a pessoa

Uma vida sexual ativa pode trazer benefícios para a saúde. Mas quando se fala em vida sexual ativa, é importante entender que isso significa coisas diferentes para cada pessoa. 

Algumas pessoas têm uma maior necessidade de ter relações sexuais com mais frequência, enquanto outras se sentem bem com uma frequência menor de atividade sexual. Existem pessoas, inclusive, com orientação demissexual ou assexual, para quem o sexo é secundário. 

O nível de interesse por sexo pode variar, também, com eventos da vida, como uma gestação ou doenças, e com o ciclo natural de envelhecimento. Diante de tudo isso, o que é o “normal” no que se refere a uma vida sexual ativa? 

A resposta é simples: o normal é a situação com que a pessoa se sente confortável e feliz. Entenda melhor no texto a seguir.   

Vida sexual ativa e orientação sexual

Nós já falamos aqui no blog sobre como a sexualidade é fluida. Isso significa que é totalmente normal que as pessoas experimentem diferentes orientações sexuais ao longo da vida. Assim, cada pessoa pode se expressar sexualmente da maneira como se sentir melhor, dependendo do momento que vive. 

É normal, também, ter orientações sexuais que envolvem múltiplas formas de expressão, como acontece com a bissexualidade e a pansexualidade. A diversidade de manifestações sexuais entre as pessoas e para uma mesma pessoa dependendo do seu momento de vida é algo que não pode ser tabu. Todas as orientações sexuais e identidades de gênero são perfeitamente normais e precisam ser socialmente aceitas.   

Resposta sexual normal

A resposta sexual presente em uma vida sexual ativa envolve quatro fases: o desejo, a excitação, o orgasmo e a resolução. É possível, no entanto, que essa resposta seja interrompida ou sofra alterações em diferentes fases. Nesse caso, deve-se verificar as causas para uma resposta sexual alterada com a consulta a um especialista. 

Além dessas fases, existe um período refratário nos homens, depois do orgasmo. É um período que eles precisam aguardar para que sejam capazes de ter um novo orgasmo. As mulheres não têm esse período e podem experimentar orgasmos múltiplos, com um curto intervalo entre eles.     

Alterações relacionadas à gestação

Nós já explicamos aqui que o sexo na gravidez é supernormal e pode acontecer sem problemas nos casos em que não existem contraindicações médicas. Pode haver, no entanto, alterações nos níveis de desejo da mulher ao longo da gestação. Essas alterações estão relacionadas às alterações que acontecem no corpo durante esse período.

Dessa forma, a mulher pode manter uma vida sexual ativa durante a gravidez, mesmo que ocorram flutuações no seu nível de interesse por sexo. Durante o pós-parto, no entanto, recomenda-se uma abstenção por pelo menos 40 dias.  

Alterações relacionadas a condições de saúde

Diferentes hábitos e condições de saúde podem alterar a resposta sexual humana e prejudicar quem deseja ter uma vida sexual ativa. Entre os mais comuns estão o hábito de fumar, a falta de atividades físicas, diabetes, doença cardiovascular, hipertensão, níveis elevados de colesterol e alguns medicamentos, como aqueles usados para controlar a pressão alta ou antidepressivos. 

A boa notícia é que a maior parte dessas situações pode ser resolvida com mudanças de hábitos e ajuda médica. Portanto, se você sente que sua resposta sexual passou por alterações e isso é fonte de insatisfação, não hesite em se consultar com um especialista.  

Alterações relacionadas à idade

A sexualidade passa por alterações com a idade, e isso pode significar mudanças no que se entende por uma vida sexual ativa. Confira nossos mitos e verdades sobre a sexualidade do idoso para entender melhor. Resumidamente, existem alterações fisiológicas que acontecem com a idade, como a menopausa e a andropausa, mas isso não impede que as pessoas mais velhas possam ter muita satisfação sexual e prazer.

É normal cair na rotina: como resolver

Não existe uma frequência de atividade sexual única considerada normal. Isso varia de pessoa para pessoa e de casal para casal. Alguns se sentem bem com sexo quase todos os dias, outros ficam ótimos com sexo uma ou duas vezes no mês. O importante é o nível de satisfação com isso.

No entanto, é comum a queixa de que o relacionamento cai na rotina e isso atrapalha quem deseja ter uma vida sexual ativa. Seja por excesso de tarefas domésticas e de trabalho ou por outros motivos associados à convivência e dinâmica do casal, é importante não se deixar dominar por esse sentimento.

Existem diferentes estratégias que podem ser usadas para quem quer inovar na cama. Uma das mais fáceis de aplicar e com grandes resultados é o sexting, prática de enviar mensagens provocantes para despertar o desejo do seu par e aumentar a sintonia sexual entre vocês. Outra excelente ideia é conversar abertamente sobre fantasias sexuais.

Tenha uma vida sexual ativa com a Diversão & Amor

A Diversão & Amor é um canal aberto para trazer mais prazer para quem busca uma vida sexual ativa com muitas oportunidades de satisfação. No nosso blog, além de dicas de brincadeiras eróticas, curiosidades e seu corpo, nós temos também dicas super especiais sobre produtos eróticos selecionados diretamente da nossa loja. 

Esse tipo de produto é ideal para quem busca apimentar a vida sexual, pois existem muitas opções para todos os gostos. 

Nossa loja online conta com uma seleção dos melhores produtos do mercado, feita com critério pela equipe Diversão & Amor. A compra é totalmente segura e a entrega, completamente discreta. Explorar o nosso site já é um ótimo começo para quebrar a monotonia e adicionar novidades na sua vida sexual.

Compartilhe esse conteúdo:
Artigos Relacionados

Deixe o primeiro comentário